Com formato online, o Ifoto realizou o Curso de Fotografia Básica em 10 cidades do Ceará durante o mês de março. A formação foi composta por três módulos, sendo um módulo por semana, integralizando um arco de aprendizado com história, técnica, teoria e prática fotográfica.
As cidades que receberam turmas dos cursos de fotografia foram Fortaleza, Amontada, Baturité, Crateús, Crato, Icapuí, Itaitinga, Quixadá, Quixeramobim, Pentecoste e Viçosa, e o projeto contou com o apoio local das seguintes instituições: Pedra Gigante, Leo Lions Clube Crateús, Coletivo Camaradas, Tucum Novo, Instituto Ita, Casa de Saberes Cego Aderaldo, ADEL, e Secretaria de Cultura de Viçosa.
A professora Tamara Lopes, que ministrou aulas nas turmas de Crateús e Itaitinga, nos conta um pouco da importância dessa formação:
“O curso básico de fotografia é uma maneira do público ter o primeiro contato com a arte, entender o poder narrativo das imagens e aprender sobre composição e estética. Cada fotografia é capaz de evidenciar os pensamentos do autor de acordo com suas vivências de mundo, sua cultura e o período histórico em que ele fez a imagem. Com essa oportunidade, os estudantes conseguiram ampliar suas percepções sobre o que é criar fotografias e como elas são capazes de expressar seus sentimentos.”
O Curso de Fotografia Básica é uma realização do Instituto da Fotografia – Ifoto e conta com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, com recursos da Lei Aldir Blanc.