Entre os dias 25 e 30 de abril deste ano, acontecerá a primeira edição do Efêmero, um Festival de Fotografia Experimental com abrangência nacional, e com sede em Fortaleza, no Ceará.
Durante os cinco dias de evento, o Efêmero movimentará uma extensa programação dedicada a tornar visível o que de experimental há nos processos fotográficos contemporâneos e históricos; pensando a fotografia como uma insaciável e pulsante máquina de memórias, como registro perene da brevidade da vida, da fugacidade dos instantes e da intensidade dos tempos.
Serão realizadas exposições, intervenções urbanas, ciclo de diálogos, residência artística, feira de fotografias e de publicações independentes, todo um arco de atividades oferecido de forma gratuita e online ao público que se achegar.
“Mnemomáquina” e “Lambe-Lume”, duas exposições cujas convocatórias seguem abertas até dia 31 de março, acontecerão nas ruas de Fortaleza, com os devidos desdobramentos online, compondo uma galeria a céu aberto, integrando-se aos caminhos daqueles e daquelas que, neste momento, precisam se deslocar pela cidade.
O Efêmero é uma realização do Instituto da Fotografia – Ifoto e do FrestaLab, e conta com o apoio da Escola Porto Iracema das Artes, cujo canal no youtube sediará a programação de falas, e da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, com recursos da Lei Aldir Blanc.