Ifoto realiza segunda edição do FotoFestival Solar

Durante o mês de dezembro acontece a segunda edição do Fotofestival Solar.
Do dia 7 ao dia 11 a programação ampla do Festival ocupa os principais equipamentos culturais de Fortaleza: o Complexo Cultural Estação das Artes e no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), equipamentos da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará, geridos em parceria com o Instituto Mirante.


O Festival é realizado pelo Instituto da Fotografia (IFoto) com apoio do Instituto Mirante de Cultura e Arte e patrocínio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará).
O Solar é uma idealização do fotógrafo cearense Tiago Santana, que assina a direção artística. O Festival tem a coordenação geral de Ana Soter, Iana Soares e Isabel Terron.

As atividades do Fotofestival Solar incluem exposições, debates, oficinas, leituras de portfólio e lançamentos de livros. O festival aposta na difusão da fotografia enquanto linguagem artística, manifestação cultural e um campo de pesquisa, e traz como missão discutir políticas públicas que a contemplem dentro do panorama das artes visuais no País.

A principal exposição desta segunda edição é “Negros na Piscina”, que reúne cerca de 60 artistas e se refere a uma outra paisagem de Brasil. Uma que não existe ainda, mas que está sendo construída por muita gente. Paisagem social e afetiva em que corpos pretos, indígenas e travestis, entre outros vários igualmente negros, possam ter direito a trabalho e a descanso. A curadoria está sob a responsabilidade do pesquisador e escritor Moacir dos Anjos e da jornalista, professora e escritora Fabiana Moraes. A mostra conversa com a exposição “Terra em Transe”, realizada pelo Solar em sua primeira edição em 2018: na ocasião, 600 imagens de 60 fotógrafos apresentavam uma linha do tempo brasileira do começo do século 20 até o mundo pandêmico do século 21.

O Solar chega à segunda edição reafirmando sua natureza transversal: evoca e celebra a longa tradição cearense na fotografia, repleta de patrimônios como Chico Albuquerque e Luciano Carneiro, e dialoga com uma perspectiva contemporânea, aproximando a fotografia de outras linguagens.

Acompanhe a programação completa em: https://www.solarfotofestival.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *