O festival

FOTO: Maurício Sapata

O Efêmero é um festival de fotografia experimental, com base em Fortaleza, no Ceará. Como o próprio nome sugere, aqui a fotografia é lembrada como uma escrita da luz e do tempo, e celebrada enquanto experimentação. O festival abraça o desenvolvimento profissional e artístico, assim como o intercâmbio de experiências e a conservação de saberes históricos e de ponta no campo fotográfico. 

Dos dias 25 a 30 de abril de 2021, o Efêmero movimentará uma extensa programação, que pode ser conferida neste site e nas redes sociais do festival, voltada às vivências de processos artesanais, da fotografia à impressão. Serão realizadas exposições, ciclo de diálogos, oficinas, feira de publicações independentes e residência artística.

As exposições do festival serão Lambe-lume e Mnemomáquina, que acontecerão nas ruas de Fortaleza, em formato de colagem lambe-lambe, projeções, e desdobramentos online. Lambe-lume traz uma seleção de fotógrafos das regiões Norte e Nordeste, com as mais variadas temáticas abordadas. Já a exposição Mnemomáquina, que teve curadoria de Eustáquio Neves, faz um apanhado incisivo de artistas de todo o País, com um híbrido de dispositivos que vão das lentes de ampliador à câmera do celular.

Ao longo da semana uma série de conversas de fotógrafos, artistas, pesquisadores e experimentadores serão transmitidas gratuitamente no Youtube, pelo canal da escola Porto Iracema das Artes. Serão três faixas de horário entre tarde e noite: Efêira Entrevista, apresentando o leque de publicações independentes que estará circulando na feira online; Conversas Experimentais com uma gama de possibilidades a se descobrir no processo dos fazedores de imagem; e Encontros Fugazes falas com grandes nomes da fotografia e da experimentação, que irão partilhar suas trajetórias memoráveis.

Sintam-se todos convidados a estarem presentes nessa programação diversa, instrutiva, experimental, aberta e gratuita.

Este projeto é uma realização do IFOTO, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017/2020.

EQUIPE

Coordenação do Festival:
Dayane Araújo
Felipe Camilo
Igor Cavalcante

Coordenação de Comunicação:
Emi Teixeira

Assistência de Comunicação:
Mateus Dias

Identidade Visual:
Marina Mota – Maroce

Produção de Exposições:
Anie Barreto

Montagem de Exposições:
Ceci Shiki
Valentino Kmentt

Produção de Formação:
Luiza Torres

Assistência de Produção:
Talles Azigon
Vitória Helen

Cobertura:
Guilherme Silva
Henrique Kardozo

Agradecimentos:
Yan Belém
Hotel Sonata