Sobre o Festival

Movimento & Imagem

Manifesto Efêmero #02

Algo se insinua daqui para acolá, num instante, outra coisa qualquer se modifica, outro instante, não o momento entre dois pontos, mas sim em sua duração de componentes infinitos, lampeja o movimento. os movimentos e as corpas e corpos que os movimentam. Na imagem, se apresentam fugazes em rastros, bits, pix, urros e bips. Ritmam a fotografia com diversas eróticas, pulsões de vida e de morte, micro-gestos, macro-movimentos, climáticos, sociais, glocais, maquínicos, low-fi, slow-fashion, timelapses, pós, pós, diaspóricos, sem-terra, neo-rurais, não-binários, decoloniais, contracoloniais, urgências políticas, futuros ancestrais. Um passo adiante e já nem fomos os mesmos. O visível tem suas velocidades e movências. Desafia perceber suas sutilezas, imaginá-las. 
A luz não se detém, a luz não se deixa capturar, é da peleja e do delírio coletivo lhe emprestar sentidos provisórios. O Efêmero Festival Experimental de Fotografia nos convida ao movimento rápido dos olhos, aquele entre o sonho, a luminosidade e a janela, para assim povoarmos a cidade com quantos movimentos percebermos em nossas imagens. Em sua segunda edição, o evento acontece em Fortaleza, Ceará, Nordeste e é um encontro brasileiro de fotos nas ruas. Atento às interseções dessa prática artística com outras linguagens, o Efêmero se encontra na diversidade de experiências entre processos fotográficos tradicionais e contemporâneos.

Sobre

Mobilizado por quatro marcadores, rua, experiência, diversidade, memória, o Efêmero Festival Experimental de Fotografia é realizado em Fortaleza-Ceará pelo o Ifoto – Instituto da Fotografia. “Movimento e Imagem” tematiza sua 2ª edição que acontece de 26 de setembro a 1º de outubro de 2023 com apoio da Secultfor. Com ênfase na região Nordeste, o Efêmero traz fotografias de todo o Brasil para as ruas cearenses por meio de exposições a céu aberto, intervenções urbanas com lambe-lambe, projeções nos muros da cidade, e mostras que friccionam o limiar da fotografia com o cinema e literatura. É um festival voltado para vivências com processos artesanais, métodos históricos e contemporâneos de fotografia e impressão, assim como formações concentradas nas experiências de vida de fotógrafes e artistas em suas diversidades raciais, sociais e de gênero.

Atento aos fluxos urbanos, o Efêmero intervem em estações de metrô e arredores. Sua programação se espalha pela cidade abrangendo os equipamentos CUCA Mondubim, Porto Iracema das Artes, KUYA – Centro de Design do Ceará, MIS – Museu da Imagem e do Som do Ceará, além de duas linhas de metrô e das vias digitais. Ao entardecer o festival convida o público a ocupar a praça do MIS, exibindo duas mostras, sendo uma voltada para fotofilmes e filmes-carta, e a outra voltada para os vídeos de fotolivros. Na programação noturna “Acender das Luzes” realiza projeções de ensaios, gifs, e videoloops, iluminando as fachadas e muros com imagens em escala urbana. Todas as ações do festival foram concebidas de modo a oferecer um a vivência nos diversos espaços da cidade, investigando as múltiplas possibilidades que há entre a fotografia, uma arte visual, e outras linguagens como cinema, performance e poesia. Reunindo dezenas de artistas o encontro reafirma que quando a trajetória de vida, a experiência, se impõe aos modos de fazer, temos um trabalho experimental.

A 1ª ed. ocorreu em 2021 e contou com 66 artistas, e foi honrada com a fala inaugural de Eustáquio Neves – que também atuou como curador da exposição Mnemomáquina. Tudo pode ser conferido na versão digital do catálogo.

Instagram | @efemero.festival

Youtube | https://www.youtube.com/@efemerofestivalexperimental  

*Inscreva-se no canal do efêmero festival*

Equipe

Produção

Igor Cavalcante
Co-idealizador

Felipe Camilo
Co-idealizador

Dayane Araújo
Co-idealizadora

Marcella Elias
Produção

Emi Teixeira
Comunicação

Luiza Torres
Produção de Formações

Erika Miranda
Produção de Intervenções

Larissa Batalha
Assistência de Intervenções

Curadoria

Luciara Ribeiro
Curadora

Iana Soares
Curadora

Daniela Moura
Curadora

Oficineiros

Thiago Braga

Ana Mundim

Ana Cecília Soares

Júnior Pimenta

Viviane Siade

Rubens Venâncio

Judas Tadeu Vilar Bernardo

Sabrina Moura

Jamille Queiroz

Luana Diogo

Efêmero 2021