Toda carta é um manifesto de amor e mistério

Mostra de Fotofilmes e Filmes-carta

Com o título que já é um manifesto a mostra reúne filmes atravessados por afetos, políticas e efemeridades e que se aproximam pelas imagens de acervos familiares, arquivos públicos e celulares. A urgência de falar sobre si e sobre os seus, dá um tom específico aos narradores de filmes-cartas e ao modo com fotógrafes dão movimento aos seus ensaios. Tudo isso os aproxima, mas cada filme preserva seu próprio mistério. A curadoria de Iana Soares e Felipe Camilo está dividida em 04 sessões: Negros Acervos; Textura da Lembrança; Narradores e Arquivistas; e FotoFilmes/Filmes-Carta. As exibições acontecem no MIS às 16h de 27-30 de setembro, sendo a última sessão, sábado 30, 17h, acompanhada de uma Conversa Experimental com os curadores.

Fotofilmes são, segundo Claudia Tavares (2021), “uma modalidade de apresentação de imagens fixas em sintonia com a montagem cinematográfica, integrando a linguagem estática da fotografia com a fluidez da linguagem do cinema, transformando trabalhos fotográficos em filmes, ou melhor, em fotofilmes”. Tal gênero híbrido, acentua nossa percepção do movimento das imagens na medida em que estas não se movem ou se mexem pouco ou muito lentamente. Veloz ou moroso, o ritmo do vídeo reconfigura as circunstancias narrativas do ensaio fotográfico e sua relação com as palavras e os ruídos.

Um filme-carta é uma forma audiovisual de nos correspondermos que talvez tenha surgido de um encontro do cinema com a literatura. É uma aproximação entre o que se diz e o que se mostra, entre o manuscrito e a imagem, que não possui forma pronta. Do flerte reincidente de muitos autores com os velhos retratos em suas caixinha de sapatos, o Efêmero Festival promove o encontro entre filmes-carta e fotofilmes como forma de investigar limiares entre linguagens.

Segundo Cezar Migliorin (2014) , “O filme-carta, fortemente associado ao ensaio, parte do diálogo entre dimensões subjetivas e objetivas da imagem, da reflexividade intrínseca à carta, demandando uma relação direta dos cineastas com as imagens, além da liberdade de lidar com materiais heterogêneos e incorporar fluxos de imagens e consciência”.

Remetendo-se à alguém diante de muitos, o filme-carta é um convite a uma conversa já em curso. Ao Efêmero interessa a diversidade de partilhas de experiências e suas experimentações visuais de formas instáveis. O encontro entre gêneros e obras de natureza híbrida também celebra e tenciona a noção de ensaio tanto para o cinema como para a fotografia.

Sessão 1 – Negros Acervos

Meninos que voam, Denise Luz, 2021, Ceará

Escala Humana, Marina Feldhues, 2019/2020, Pernambuco

Memória resto, arth3mis, 2023, Ceará

Poeira, Alisson Severino, 2021, Ceará

Eu nunca havia chorado em um sonho, Dirnei Prates, 2018, Rio Grande do Sul

Meu Pretinho, Wallison Azevedo, 2023, Ceará

Sessão 2 – Textura da Lembrança

A palavra distância é o espaço entre dois corpos, Deriva Cartográfica (Dir. Yuji Kodato), 2023, Minas Gerais

A Memória Gosta de Dançar entre as palavras não ditas e as imagens a serem contadas, Fernando Maia da Cunha, 2023, Ceará

Desapagar, Ed Borges, 2020, Ceará

CO2, Fernanda Siebra, 2022, Ceará

Paubrasilia, José Diniz, 2023, Rio de Janeiro

MORNO, corpoproblema, 2023, Ceará

Miragem, Virgínia Pinho, 2014, Ceará

No encontro tudo se dilui, Fe Avila, São Paulo

Sessão 3 – Narradores e Arquivistas

Feira Antiga Cidade Nova 4, Ionaldo Rodrigues, 2021, Pará

Confidente, Celine Germano, 2023, São Paulo

Carrossel, Rafael de Almeida, 2013, Goiás

A luz que revela a imagem é a mesma que a apaga e movimenta, Daniela Pinheiro, 2023, Distrito Federal

Cosmic Vision, Gil Vicente Xaxas, 2023, Pernambuco

O caminho para o esquecimento, Thiago Simas, 2019, Rio de Janeiro

Máquina de Projetar Memórias n.1 – Luiz Rosemberg Filho, Mili Bursztyn e Arthur Frazão 2022, Rio de Janeiro

Sessão 4 – FotoFilmes/Filmes-Carta

Margaridinha, uma crianca antiga, Caroline Chamusca, 2020, Rio de Janeiro

Carta a memória, Lohana, 2023, Ceará

O que eu vi quando você não estava lá, Raquel Gandra, 2016-2023, Rio de Janeiro

Eu sabia, Claudia Tavares, 2023, Rio de Janeiro

carta em branca que escrevi para mim, Thais Menescal, 2023, Ceará

.REVIR., Fernando Gomes, 2020, Bahia

“Entre a Ida e a Vinda: Um Sertão de Saudade”, Sam Célio [Grito De Estrela], 2023, Ceará